Friday, September 24, 2010

As quatro estacoes

Ah, um dos meus temas favoritos! Quando os canadenses ficam sabendo que somos brasileiros, qual a inevitavel primeira pergunta? « E o que voce esta fazendo aqui neste frio? »
Acredito que a pergunta ja engloba uma parte da resposta. Nao vou mentir e dizer que adoro o inverno, nao eh bem assim, mas posso afirmar sem sombra de duvidas que adoro o fato de termos as 4 estacoes.
Nos chegamos aqui no final do inverno. Obviamente, pra nos, fazia um frio desgracado, eu quase congelei! Lembro como se fosse hoje, qualquer esquina que batesse um ventinho…ai, dava vontade de sair correndo! Mas passados 3 anos e ja tendo vivido as 4 estacoes algumas vezes, sinceramente, acho uma delicia!
Sobre o verao nem preciso falar, alem de nos, nordestinos, conhecermos muito bem, acrdeito que imagina-se o que um povo que ficou alguns meses empacotado tem vontade de fazer ne? Pois eh, eles enlouquecem. Patins, bicicletas, skates, piscinas lotadas, mini-mini-saias, tudo isso em excesso. Basta fazer 15 graus que o clima ja eh de calor. E voce entra no clima tambem, parece que todo dia as pessoas acordam sem motivo de estar de mal humor e encaram a vida como um grande festa, afinal o verao e curto e « il faut profiter » (precisa-se aproveitar)!
Passada a euforia do verao, as folhas comecam a amarelar, as pessoas comecam a usar casacos (mesmo que ainda faca 18, 20 graus, mais do que quando comecaram a tirar os casacos no final do inverno), o clima de Halloween invade a cidade, e Montreal fica linda. Sim, isso mesmo. E a minha estacao do ano favorita. O clima fica super agradavel, nem calor nem frio, as arvores amerelinhas, as pessoas elegantes, cafes lotados. E a preparacao para o dia de acao de gracas e para o Halloween e muito legal tambem, os super mercados ficam cheio de aboboras, as lojas enchem-se de fantasias…adoro!
Ai vem aquele que todos temem, o terror dos imigrantes, a merda branca: o inverno montrealense! E quer saber? Nao e tao ruim como pintam. Pra quem gosta de esportes de inverno (conheco varias pessoas) e a melhor estacao do ano. Essas pessoas compram o passe de temporada de estacoes de sky e se mandam pra la o inverno todo. Eu aproveito meu inverninho de forma mais light : curto soirees com os amigos dentro de casa, me arrisco a dar uma patinada nos lagos congelados, cozinho, vou para o parque de glissades (escorregadores de gelo), eh muito legal e nao exige nenhuma habilidade (como no caso de sky).
O inverno passa rapido. Chata mesma eh a primavera pra ser bem sincera. A neve vira lama, nao faz calor suficiente pra ser verao nem frio suficiente pra ser inverno. Eh um meio termo muito do chatinho. Proxima primavera vamos ter o que fazer ja que vamos comecar a plantar o nosso jardim final de abril, comeco de maio, isso sim vai ser legal. Ai quando menos esperarmos ja e verao de novo!
Alem disso, o melhor de tudo e podermos receber amigos e familiares nas quatro estacoes e ter sempre algo diferente pra fazer. E como se vivessemos em quatro cidades diferentes sem sair do lugar. Cool nao?

Um dia no comeco da primavera de 2009
Verao 2010 - o melhor de todos! Com minha mamis e irmas!
Mont Tremblant no outono

Valcartier - meu parque de glissades favorito!





4 comments:

Mariana Tiné said...

Cool, véri cool!!

E pensar que no próximo outono estarei ai \o/

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!

João Paulo said...

Fofote, sky nao, ski. Assim voce vai fazer esportes nas nuvens! hehehehe

João Paulo said...

Mas tirando a peitica, belo texto! Amutu, pitoco!

Ana Tiné said...

Este meu genresco é uma competência!!!agora estas correções dele........é uma peitiquice mesmo!!!Concordo com a beleza do texto.Maravilhoso!Bjos