Thursday, August 19, 2010

Vida cultural

Eu nao posso negar que esse e um dos aspectos que adoro em Recife (alias adoro muitas coisas em Recife!). Podem me chamar de bairrista, mas eu gosto das coisinhas de la. Showzinhos no Armazem 14 (isso ainda existe?), no burburinho, previas de Carnaval, Festa do Eu Acho eu pouco…alem de algumas manisfestacaoes artisticas como feirinhas de artesanato, exposicao de arte no Recife antigo…sei la, sinto falta dessas coisinhas.

Mas, sinceramente, Montreal e fora do normal neste aspecto. Primeiro o mais obvio: os festivais. Montreal e conhecida pela quantidade e qualidade de festivais que promove, inclusive durante o inverno. Durante o verao tudo comeca com o Francofolies : um festival de musica de lingua francesa que toma conta da cidade e dos Montrealenses! Tem muita banda local que junta multidoes no « Quartier des spetacles » uma area concebida pra abrigar os espetaculos. E contagiante ver! Logo depois do Francofolies vem o internacionalmente conhecido Festival de Jazz de Montreal (vale ressaltar que os shows nao se restrigem ao que conhecemos – ou nao – como Jazz). Varios astros de alto nivel marcam presenca: ano passado teve Steve Wonder na abertura e Ben Harper no encerramento (e sim, de graca!!!). Mal acabou o Festival de Jazz, vem o Festival « Juste pour rire », shows de comedia que invadem as ruas, talvez o mais interativo dos festivais. Esses tres sao os maiores, em cada um deles ha shows de graca e pagos e duram mais ou menos uma semana cada um. Um outro que comecou esse ano e promete e o « Montreal complètement cirque » - o nome diz tudo, nao fui esse ano, mas quero ir no proximo! Alem desses grandes existem muitos outros menores, que acontecem nos bairros – nao existe tedio no verao! Pra mim, os festivais de Montreal sao igual a praia em Recife: nao preciso ir todo dia, mas me conforta saber que estao la!

O inverno tambem nao deixa a desejar. Tem o “Montreal en Lumière” shows de musica e danca interiores e exteriores (sim, as pessoas andam nas ruas no inverno!), o “bar d’hiver” que fica aberto durante todo o periodo frio no velho porto, a “nuit blanche” que acontece uma vez por ano durante a madrugada nas vias subterraneas de Montreal….ufff, acredito que nao da nem tempo de ter tedio no inverno, eu nem fui a todas essas atracaoes!

Passemos aos shows. Acho que nesses 3 anos aqui fui a mais shows do que em boa parte da minha vida em Recife! (E olhe que deixei de ir a varios!) Alanis Morissette, RUSH, Cranberries, Oasis, Paul Mcartney…esse ano aindo vou pra Shakira e Roger Waters (eu sou ecletica!). Montreal esta sempre no calandario dos grandes shows!

Outra coisa super Montrealense : Cirque du Soleil. Nao preciso nem falar nada. Praticamente todo ano tem espetaculo novo que estreia em Montreal e depois vai rodar o mundo. Nunca tinha ido pra nenhum espetaculo no Brasil, ja fui pra 4 aqui.

Sei que muita gente nao e fa, mas eu gosto bastante : Museus. Ainda nao fui a todos em Montreal tambem nao, todos os anos eu digo que vou deixar pra ir no inverno, mas e sempre tanta coisa pra fazer que fica sempre pro proximo inverno! Um dia por ano praticamente todos os museus de Montreal sao gratuitos – nao tem desculpa pra nao ir!

Caramba, sao tantas coisas pra fazer em Montreal! Se todas as opcoes se esgotarem, ainda existem os “corredores" culturais como a Rua St-Denis, a Mont-Royal e a St-Laurent recheadas de lojinhas e galerias locais, sempre com alguma atividade. Realmente nao da nem tempo pra ter tedio. Serio, e impossivel.

Para quem quiser saber mais sobre as atracoes de Montreal, uma amiga nossa aqui, Luciana Savioli que e jornalista, escreveu a materia sobre Montreal para a revista Viagem e Turismo – especial Canada que deve estar este mes nas bancas. Nao percam!

Sir Paul no Centre Bell
 

Ben Harper fo FIJM 2009



Family (faltou Johnny), indo pro CDS - verao 2010!

4 comments:

Mariana Tiné said...

Já fui algumas dessas coisas ÊÊÊÊÊ!!
Só faltou o show de U2 ne? kkkkkk
Ano que vem irei =P

Montreal é bom demais, faltou o Le Deux Pierrots, que tem o cantor mais lindo do mundo kkkkkkkkkk.

Lara said...

Por sinal, a gente nao pegou o reembolso do show! Vamos no ano que vem e tem 2 ingressos guardados pra vcs :P

Anonymous said...

Ah se nao fosse Bjork aqui... Ela, depois de ter 'declared independence, T _ B _ T' (nao devo colocar o nome todo aqui, mas a provincia/estado leva o mesmo nome daquele filme famoso - 7 anos no...), fez com que as autoridades chinesas proibissem que varios artistas e musicos estrangeiros se apresentassem no pais. Uma pena mesmo. Mas mesmo assim, ainda temos uma atracao cultural e outra aqui e ali. Ha pouco fui ver 'La Boheme' de Puccini e foi muito bom! Pena que nao tem algo parecido todo mes!
To adorando o seu blog, Laration! E talvez ate pensando em comecar o meu! :-)

Hugation

Ana Tiné said...

MEUS OLHOS JAMAIS VERÃO!!!Assino embaixo tudo que vc fala, agora sou testemunha da qualidade de vida que vcs têm aí.Fico feliz e isto ameniza minha saudade.bjo da sua mamis.