Friday, August 13, 2010

Primeiro post – Seguranca

Talvez o motivo mais citado quando imigrantes sao perguntados sobre a razao de sair do Brasil. Nao e o meu motivo: nunca fui assaltada, nao conhecia ninguem que morreu em decorrencia da violencia urbana. Verdade que conheco muitos casos, mas sinceramente, talvez por nunca ter sentido na pele, isso nao me assustava. Apesar disso, minha vida normal era: praticamente nunca pegar onibus, nunca andar de relogio na cidade, colocar a `bolsa do ladrao` no carro, raramente andar com dinheiro na carteira, agarrar a bolsa quando estivesse andando na rua, ir pro outro lado da calcada quando avistasse alguem suspeito, nunca, jamais, em tempo algum andar com vidro do carro baixo ou sair a pe depois das 10 da noite. E essas sao as regras que lembrei agora, sem para pra pensar. Aposto que existem muitas outras que ja estamos acustumados e fazemos sem pensar. A verdade e que, em Montreal, uma das cidades mais violentas do Canada, nao precisamos seguir nenhuma dessas regras.

Em Montreal conheco gente que ja teve a casa roubada, a bicicleta furtada, quase presenciei um esfaqueamento dentro do metro, canso de ver gente drogada nas ruas. Mas ai paro pra pensar : A grande Montreal tem quase 2 milhoes de habitantes. Em qualquer grande cidade do mundo tem que existir um pouco de violencia. Eu hoje ando de transporte publico, o que nao fazia em Recife. E obvio que vou ver mais « desgracas »!

No dia 09 de agosto ocorreu a morte de numero 23 em territorio Montreales. Quantas mesmo por dia em Recife? E a maioria delas ligadas a casos emocionais ou problemas de gang. Acredito que ainda seja mais facil ser assassinado estando dentre de casa no Recife…

Hoje, como e viver em Montreal? E poder andar de bicicleta a qualquer hora em qualquer lugar. E voltar sozinha de qualquer lugar da ilha, nao importa a que horas da madrugada e nao ter medo de parar em sinais. E poder entrar em qualquer beco pra cortar caminho sem medo de ser assaltada. E nao me preocupar em usar relogio, ipod, computador em cafes, maquina fotografica, e tantas outras coisas que em Recife sao praticamente proibidas pelo bom senso. E poder usar saia, short, camisa de alca e passar na frente de uma construcao sem medo de ser atacada . E poder ir pra frente de casa no final da tarde e conversar com os vizinhos ate escurecer sem medo de quem pode estar passando pela rua. E pensar que nossos filhos vao poder andar de bicicleta, brincar na rua. A lista e realmente interminavel!

Hoje, nao moramos na ilha de Montreal, moramos na regiao metropolitana, em uma cidade super tranquila chamada Longueuil. Assim que nos mudamos deixamos nossas bicicletas do lado de fora da casa, sem cadeado. Elas passaram um mes no mesmo lugar porque tivemos preguica de colocar pra dentro. Sem cadeado. O nosso vizinho deixa todos os brinquedos da filha dele na calcada. A minha vassoura de varrer a calcada dorme na calcada todos os dias. Praticamente todos os moradores tem churrasqueiras que deixam do lado de fora da casa, na parte de tras que tem apenas uma cerquinha separando da area externa, quando tem a cerca.

A verdade e que, depois que experimentamos este tipo de liberdade fica dificil querer voltar pra outra realidade…

    A minha vassoura na frente de casa

Os brinquedos da filha do vizinho "guardados" na rua

3 comments:

Crônicas said...

É Lara, fica muito difícil sentir saudades de uma terra onde não se consegue ser livre. Até hoje (13/08) já são 97 homicídios. Entre outros problemas, nós pais, cerceamos a cada dia o direito dos nossos filhos de, sozinhos, começarem a se virar. Tomar um ônibus é uma aflição, andar nas ruas não se fala. Daí surgem novos conflitos pelo simples fato de tentarmos resguardá-los de tanto horror.

Mariana Tiné said...

Quem mais está por dentro da criminalidade agora sou eu, e digo, os números são realmente assustadores!!
A experiência de 1 mês ai com vocês me faz pensar TODOS os dias se realmente vale a pena ficar por aqui!!
Sem falar que Longueuil é o lugar ne?!
"Meus olhos jamais verão"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Adorei o blog!!!

Vanessa do Vale said...

Adorei a iniciativa do blog. Posta fotos tb.
Bjs